segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Correndo atrás de um sonho


Todos os dias, pessoas acordam e vão correr. Por óbvia que pareça a ordem dos verbos, no caso dele, não podiam ser conjugados nessa sequência. Horas antes do despertador tocar, já estava fazendo alongamentos. De manhãzinha, os esportistas madrugadores já o encontravam, e ele estava longe de ser um deles. Tanto que, para poder dormir mais, fazia faculdade num daqueles cursos de aprendizado durante o sono -- e talvez por isso tivesse certa dificuldade em conseguir emprego.

Como todo sonâmbulo, ele não se dava conta do que fazia durante o sono, mas tentava racionalizar as estranhas implicações diurnas de seu hábito inconsciente. Sempre acordava com os músculos doloridos, principalmente os das pernas, e imaginava que a culpa fosse daquele "colchão de merda, preciso trocar". O velho Trorion D28 parecia também ser o responsável pelos sucessivos pesadelos que o faziam acordar suado e cansado. Pesadelos tão horríveis que um mecanismo de defesa em sua mente (dia desses, leu metade de uma reportagem sobre isso na "Seleções" antes de cair no sono) devia impedi-lo de se lembrar deles. O fato de comer como um porco vindo do trabalho nas docas (vai dizer que nunca viu um porco estivador) e não engordar proporcionalmente podia ser explicado por um "metabolismo rápido" -- não que ele fizesse idéia do que fosse isso, já que sempre faltava às aulas da faculdade para correr. Já os cumprimentos e sorrisos que recebia esporadicamente de pessoas que nunca vira (sim, um sonâmbulo não é capaz de articular sentenças muito complexas, mas essa habilidade é totalmente dispensável para se fazer amizades entre praticantes de jogging e frequentadores de academias) era porque deviam confundi-lo com outra pessoa. Afinal, albinos de cabelo tingido de roxo são muito comuns.

Só não pôde entender quando, numa manhã, acordou com as pernas depiladas e cobertas de vaselina. Mas aquilo ele preferiu não entender.

6 comentários:

Anônimo disse...

acho que ele sonhava com zumbis, por isso corria tanto....

Anônimo disse...

ué... por que ficou anônimo meu comentário? bom, quem postou o comentário acima foi a Flávia ;-)

Anônimo disse...

Ao ler este texto tive uma sensação de déjà vu... rs.
Alguns outros tb, confesso, talvez por razões diferentes...
Beijos

Renata Brasil disse...

Agora sim...Adorei as imagens!!!
ficou mais atrativo, tenho mais curiosidade pra ler.

Leandro Leal disse...

Anônimo, quer dizer, Flávia: Se ele estivesse sonhando com zumbis, ele provavelmente comeria cérebros durante o sono.

Juliana: Déjà vu, pra mim, é um dos piores filmes a que assisti recentemente. Espero que você não tenha achado meus textos ruins assim.

Renata: Você é uma pessoa visual. É por causa de gente como você que os ilustradores de livros ainda ganham um troco.

ju leal disse...

eu so posso dizer que adoro cabelos roxos!