segunda-feira, 5 de novembro de 2007

A bagunça é o novo pêlo no peito


"Homens são de Vênus, Mulheres são de Marte". Segundo o título de um dos livros mais vendidos que ninguém jamais leu, quando as meninas moravam por lá, tudo no Planeta Vermelho devia ornar, a começar pela cor, provavelmente escolhida para combinar com a mobília. Tudo impecável -- uma ou outra calcinha deixada no banheiro não vem ao caso. O que motivou as garotas a virem para a Terra? Devem ter se cansado do vermelho e acharam que pintar o planeta de novo dava trabalho demais. Ainda de acordo com o nome do best-seller que eu não conheço quem tenha comprado, suponho que, se hoje não há vida em Vênus, é porque o ar se tornou irrespirável. Quem aguentaria viver para sempre num lugar em que todos os restos de pizza vão para debaixo da cama e não existe faxineira? Os manos se mudaram para cá porque a fama da Marivalda (grande Marivalda) deve ter chegado até Vênus. O que não é a propaganda boca-a-boca, não?

Homens são desorganizados por natureza. As mulheres se casavam esperando mudar essa característica dos amados, mas, nas raras vezes em que conseguiam, a transformação acabava por ser radical demais. Nesses casos, o parceiro terminava procurando outra pessoa -- do mesmo sexo. (Até porque, quem procura outra "pessoa" são os gays; os homens sempre vão atrás de "mulheres", quando muito de "minas".) É sabido que a capacidade de manter cada coisa em seu lugar é uma característica exclusivamente feminina, assim como usar salto alto e rebolar. Se o sujeito começa a apresentar a primeira, não tardará a aderir às outras. Cientes disso, as mulheres estão cada vez mais tolerantes em relação às toalhas molhadas jogadas sobre a cama. Mais: se não as encontram, a primeira visita ao apartamento de um pretendente pode ser a última. "Pode" porque sempre existe a possibilidade delas voltarem para trocar receitas de bolo.

Acho balela esse negócio de que "os trinta são os novos vinte" (o fato de eu ter chegado à minha terceira década solteiro e sem emprego não quer dizer nada). A mesma coisa para "tal cor é o novo preto" (nunca vi um metaleiro que tenha passado a usar verde-limão). Mas, aproveitando essa estrutura, pensei um slogan: "a bagunça é o novo pêlo no peito". Não faz muito tempo (os anos oitenta não foram há tanto tempo, foram?), cabra macho, para ser macho mesmo, tinha que ter pêlo no peito. A mulherada adorava. Não à toa, o período coincidiu com o auge da popularidade do Tony Ramos e do King Kong. Hoje, em tempos em que as mulheres depilam seus maridos -- duvido que a do Tony Ramos não dê pelo menos uma aparada nele --, a medida da masculinidade é o rastro de desordem que o camarada deixa atrás de si. Quantas casos no ambiente de trabalho não devem ter começado desse jeito? "Vamos fazer com a sua cama o mesmo que você fez com a sua mesa?" O subalterno não atende aos pedidos do chefe para arrumar a mesa só para que ele os repita, gritando, de preferência. O problema é que, cansado de não ser ouvido, o manda-chuva pode mandar o subalterno limpar a mesa de vez.

"A bagunça é o novo pêlo no peito". Gostei. Devia estar na nova edição de "Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus". (Sim, agora que terminei o texto, me lembrei de que planeta é cada sexo. Mas, como achei boazinhas as piadas relacionadas à cor e as mulheres, deixa elas no Planeta Vermelho mesmo.)

10 comentários:

ju leal disse...

"A bagunça é o novo pêlo no peito". gostei também, e acho que realmente Marte combina mais com a gente.... só fico pensando se as mulheres e os homens têm seus próprios planetas, qual é o planeta dos gays? Marte ou Vênus?

beijos no pêlo do peito, eca! hehe

Leandro Leal disse...

Ju: Os gays também são de Marte (apesar de, para efeito de piada, preferir que os homens fossem de Vênus). Fora os primeiros a se mandar de lá. Não aguentaram a bagunça dos héteros.

Beijão

Obs: Eu praticamente não tenho pêlo no peito. Sou um homem moderno.

ju leal disse...

ihh, gay?
só falta ser organizado

Cléu Sampaio disse...

Xiii... Acho que dei uma passada pelo planeta vizinho antes de chegar na terra. Não uso maquiagem, não sei andar de salto e deixo o que as pessoas que convivem comigo costumam chamar de "rastro": sapatos, copos e pratos usados, entradas de cinema. Fora as roupas, que eu não "tiro", eu só saio delas, que vão ficando pelo caminho. Será que há chances para mim? Será que um dia a bagunça vai ser o novo batom?
Beijo.

Leandro Leal disse...

Cleu: Sem chances da bagunça passar a ser o novo batom. Você é uma excessão, e sabe disso. Tá convidada para jogar uma sinuquinha ou assistir ao futebol com a moçada. Traz a cerveja, hein?

Cris disse...

ah, ah. ...olha exitem excessões sim, principalmente se a mulher for bem chata, não existe ouvido de homem que aguente mulher resmungando (rs). E se quer preservar um amor, é bom não deixar sempre as toalhas de banho por ai, ou se preferir, faz com que amoça entre na de desorganizada também...(rs).

Leandro Leal disse...

Cris: Moças são organizadas, homens não. Simples assim. Tipo bem e mal, preto e branco, pólos que convivem pacificamente - ou nem tanto. Nesse ponto, concordo com a história da atração entre opostos. A gente pode até se domesticar um pouco, mas se quiser um homem (de verdade) ao seu lado, permita que ele tenha seu lado bagunceiro. Vai por mim.

Cris disse...

eu acho que virei homem..., simples assim...as coisas andam tão desorganizadas e a preguiça tem vencido sempre...

Leandro Leal disse...

Cris: Você "está" homem, não quer necessariamente dizer que você tenha virado. Mas é para isso mesmo que a Marivalda dá uma passada na casa das pessoas uma vez por semana. Chame a sua urgente.

Cris disse...

Tô precisando mesmo, uma pras gavetas do trabalho, outra pra lavar e passar a roupa e outra pra tudo que exiga muito esforço, eita preguiça...(rs)!