quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Shuffle aleatório



Meu iPod está configurado para o idioma português. E, para o pessoal da Apple, português é o que se fala em Portugal, e não aquele que nós, brasileiros, imensa maioria dos faladores da língua, praticamos. A explicação para isso poderia ser o fato da maior parte dos consumidores da empresa que falam português serem da Terrinha, mas, até por uma questão de disparidade populacional, acho difícil. Mais provável é que os responsáveis pela programação não façam idéia de que existam variações do idioma – já me surpreende saberem que ele existe.

E, por estar programado para o português, no meu iPod, a função “shuffle” ganhou o nome de “músicas aleatórias” (sempre lido com sotaque lusitano, evidentemente). Tendo conhecido o “shuffle” antes de mudar de nome, eu continuo a chamá-lo assim, como acontece com Jorge Benjor e a Sandra de Sá, aos quais me refiro da mesma forma como se chamavam antes da interferência de numerologistas e afins.

O “shuffle”, esse meu íntimo, pega carona comigo todo dia – com quase 13 mil músicas no iPod, se ficasse escolhendo o tempo todo, fatalmente bateria o carro. Também é assíduo na academia – ou, pelo menos, o quanto eu permito que ele seja. Sem me preocupar com a ordem das músicas já é foda me exercitar, e não tenho intenções de aumentar o grau de dificuldade da malhação. Verdade que nem sempre sigo as sugestões do shuffle – Carly Simon depois de Metallica é no mínimo estranho –, mas, no geral, costumo deixar que ele me surpreenda – às vezes, a Carly Simon depois do Metallica até que é legal. Hoje, a caminho do trabalho (onde, aliás, o “shuffle”, como labrador treinado, fica esperando pacientemente do lado de fora), a função beirou a perfeição. Não que tenha tocado apenas canções que eu queria ouvir, mas fez uma seleção muito da bacana. Dá uma olhada:

Lady Godiva (Grant Lee Buffalo)
Whole Wide World (Wreckless Eric)
Runaway (Del Shannon)
I Saw You On TV (Billie The Vision & The Dancers)
Rust (Echo and The Bunnymen)
Forest Fire (Lloyd Cole)
Theresa’s Sound World (Sonic Youth)

Basicamente, a única coisa que une essas melodias, além do meu iPod, é o fato de serem cantadas em inglês. Mesmo assim, gostei à beça. Rock dos anos 50 (“Runaway”) e guitar/noise/alternativo (ou como queira classificar o Sonic Youth) misturado com folk sueco (Billie The Vision) e uma música da trilha de “Stranger than fiction” (Wreckless Eric) foi, de algum modo bizarro e bem-vindo, a trilha perfeita para quem chega ao trabalho tarde e com sono. Então, é assim: quando o “shuffle“ mandar bem, é “shuffle”. Quando não, vou chamar de “músicas aleatórias”, seguindo a técnica das mães que dão bronca nos filhos. Parece justo.

Nenhum comentário: