terça-feira, 23 de setembro de 2008

Não requer prática



Morar sozinho é bacana. O problema é que, mesmo sem ser convidada, a fome aparece para dividir o apartamento com você. Mas, além de não ajudar nas contas, ela ainda as aumenta. Você gasta uma grana no supermercado e só compra bobagem. Agora, sem a mãe para pegar no pé pra você se alimentar de forma saudável, latas de cerveja, refrigerante e salgadinhos pulam no carrinho para fazer companhia às bolachas recheadas e aos chocolates. Não por coincidência, só coisas que não precisam fazer escala no fogão antes de ir para a sua pança. Pança, aliás, que tende a aumentar muito se você continuar comendo desse jeito, camarada.

O que talvez você não saiba, e eu também não sabia, é que não é necessário saber cozinhar para fazer um rango minimamente light. Não me refiro a coisas sem sabor, como a maioria das que levam esse rótulo, nem a sanduíches – isso, eu suponho, você sabe fazer. A receita a seguir foi inventada e executada por mim agora, quando cheguei faminto e não queria comer chocolate ou as salsichas ao vinagrete – duas dessas coisas que compramos por que a fome manda e a mãe não está por perto para impedir.

Na última vez que fomos ao supermercado, minha namorada, grande talento na arte de morar sozinha e sem a mesma aptidão para a cozinha, aconselhou: “Compra uma lata de milho verde e uma de ervilha. É sempre bom ter em casa...” Por isso, divido com ela os créditos dessa iguaria. Com ela e com minha inexperiência – além daquelas ao vinagrete, comprei salsichas de peru acreditando que tivessem o mesmo gosto do “peito de”, mas descobri que, se as calorias são quase zero, o gosto também é.

Assim se fez a receita: latas de conserva e um embutido absolutamente sem gosto, misturados à margarina light (claro, o sabor também não é o mesmo), levados ao microondas por dois minutos. Tirei do forno com os dedos cruzados. E não é que ficou bem aceitável? Não, nada como as delicias da Dona Mercês, mas bem aceitável. Só não é melhor porque, depois, vou ter que lavar a louça. (Se bem que, em dois dias, a Lu aparece para dar um trato na bagunça...)

PS: A foto é meramente ilustrativa. A ervilha e o milho que comprei vieram em embalagens separadas. Acredite ou não, eu consegui misturar.

9 comentários:

Anônimo disse...

na categoria enlatados, descobri esses dias uma beterraba em conserva excelente!
Ok, falando ou imaginando pode não ser lá essas coisas. Mas é uma delícia, experimente com pão.
bjs!

Anônimo disse...

ah! a feijoada em lata tb é bem boa! :-)

Leandro Leal disse...

Feijoada em lata eu já comi, mas faz tempo. A Swift tinha razoável. Não, era boa mesmo. A mesma marca tinha outro produto que era a maior refeição de vagabundos de todos os tempos: salsicha em conserva. Quer dizer, nem cozinhar você precisava! Quanto à beterraba, sei não... Nem "in natura" eu sou muito chegado... :-)
Beijão!

Anônimo disse...

eu tb achei estranha essa beterraba, fiz até uma careta no supermercado quando vi. Mas como a indicação era da minha mãe, que gosta de tudo naturalzinh tb, resolvi experimentar e curti. Qt a salsicha sei qual é, tb é muito boa. Bom, só toma cuidado pra não exagerar nesses enlatados, acho que sua mãe deve dizer isso a vc... bjs

Leandro Leal disse...

É, realmente acho que vou passar a beterraba. É muito saudável e tudo mais, mas não é meu tubérculo preferido.
Minha mãe sempre me pergunta se eu estou me alimentando bem. Eu digo que sim, sempre. Melhor pra nós dois, né? ;-)Beijo!

Luiz Gómez disse...

Quando fui morar sozinho uma coisa que me chocou foi ter que comprar água. Acordar sábado de ressaca sem água gelada ou sem qualquer água foi um abalo pra mim.

Percebi que as coisas não caem do céu. E entendi (sem sacanagem) a importância de morar só a aprender a se cuidar.

E a minha dica da cozinha é frango frito (é só manteiga, frango e sal) e arroz uncle bens de saquinho (dá pra fazer no microondas!!!).

Se vc juntar um alface, dá um belo upgrade no rango!

Saravá

Luiz Gómez disse...

Ps: umA alface.

Nunca engoli a feminilidade desse vegetal.

Leandro Leal disse...

Ah, Luiz vida de solteiro não é fácil. Assim como também não é chamar de "a" alface.

Abraço!

PS: Valeu a dica, mas não gosto de frango. Minha alternativa é o hambúrguer, que nem de óleo precisa. Frita-se com a própria gordura.

Anônimo disse...

handed admission disagree previously notetakers unable visionto navi amending impossible autorisation
semelokertes marchimundui