sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Sabe mais que um miúdo de Pindamonhangaba?


Muita gente acha que dia 12 de outubro é feriado porque nessa data se comemora o Dia das Crianças. Por muita gente, entenda-se as crianças, que apesar da diminuição dos índices de natalidade, ainda são "muita gente" -- isso, claro, se você considera criança gente. Entre elas, poucas sabem quem é Nossa Senhora Aparecida. Dessas, um pequeno percentual tem uma vaga idéia de que ela tem algo a ver com Papai do Céu (vulgo Jesus). Quase nenhuma sabe que se trata da padroeira do Brasil; as que sabem nem desconfiam o que seja uma padroeira. E mesmo que soubessem, não achariam que ela é importante a ponto de ter um feriado só para ela -- o cara que chutou uma imagem da santa deve pensar o mesmo.

Criança é assim: não sabe nada a respeito de coisa alguma e, por isso, fica fazendo conjecturas (palavra que, obviamente, não faz parte do vocabulário delas) sobre tudo, tipo a história das nuvens serem de algodão. Se você acha isso absurdo, lembre-se que o mundo já foi tido como uma tábua a repousar nas costas de uma tartaruga, teoria que deve ter partido dum moleque metido a sabichão, levado a sério pelos "sábios" gregos. Em tempos em que ninguém sabia de porra nenhuma, quando se buscavam explicações para a vida, o universo e tudo o mais, as baboseiras infantis faziam sucesso. Deve ter sido aí, percebendo uma oportunidade de mercado, que Sócrates incentivou seus discípulos a se aproximarem do pensamento infantil. O problema foi que a proximidade com as crianças não parou por aí, e o xará do Doutor teve que apelar para a cicuta.

Hoje em dia, ninguém mais anda de toga pela rua -- se andar, vai logo preso por atentado ao pudor --, e qualquer idiota sabe que a terra é redonda, apesar de não imaginar que é achatada nos pólos. Ainda assim, como na Grécia Antiga, a ignorância infantil continua a ser celebrada. Por aqui, o velho Raul Gil consegue pontos no IBOPE à custa de garotinhas incapazes de pronunciar "Pindamonhangaba" -- número repetido toda semana, que, inacreditavelmente, ainda faz sucesso. Já em Portugal, a chatice é mais sofisticada. Como sugere o nome, o quiz show "Sabe Mais Que Um Miúdo de 10 Anos?" testa os conhecimentos de participantes adultos comparando-os a crianças do primário. A disputa, que deveria ser moleza para o marmanjo, me surpreendeu. Quando vi o programa (por poucos minutos, era chato demais), a "turminha" humilhou o coitado, distribuindo sorrisos e piscadelas ao auditório entre uma resposta certa e outra.

Bem feito para o perdedor. Quem mandou manter viva a criança interior? Os moleques que ganharam certamente já mataram e jogaram as suas no rio. A polícia nunca vai desconfiar daqueles rostinhos angelicais.

2 comentários:

ju leal disse...

i don´t wanna grow up!

por acaso o senhorito voltou a ser conterrâneo e eu não sabia??????? ah moleque! que travessura a sua... pó tratar de dar notícias e me deixar matar a saudades =)

Leandro Leal disse...

Oi, Ju!
Ontem estive com o Ri. Dá um pulo na minha casa quando puder. Ou serei forçado a dar um prejuízo para o seu pai: vou beber todas as cervejas dele. :-)

Beijão!